domingo, 11 de setembro de 2011

Desfile Cívico marca o início das Comemorações dos 50 Anos de Emancipação Política de Garopaba

 
                              
Este ano a escola trouxe como tema central “ Valorizar a Ressacada, pois o Campo é Vida que Brota da Terra”. A Escola se  fundamenta teoricamente na construção do Projeto Político Pedagógico, como Escola do Campo, buscando valorizar os costumes e ressaltar as diversas oportunidades que o Campo  oferece. A  Escola  acredita ter por obrigação educar, mas com a junção da família e a valorização da comunidade e seus recursos, os sujeitos aproveitam para conhecer e preservar o ambiente onde estão inseridos.
Os alunos do Pré-Escolar 01 representaram os Trabalhadores do Campo e  algumas atividades ligadas a agricultura que são desenvolvidas na comunidade.
Os alunos do Pré- Escolar 02 representaram a Riqueza da Fauna e Flora do Campo, pois lá vivem e vêem os transportes ainda usando animais, o cuidado e a diversidade de muitas espécies de animais bem como o cultivo de varias plantações.
Os alunos da 1ª e 2ª séries trouxeram o tema: Afro descendência “ Todos Temos um Pé na África”, um projeto que vem sendo trabalhado  e  é embasado teoricamente na Lei Federal 10.639 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e africana nas escolas de ensino fundamental e médio, das redes públicas e particulares, é o caminho para nos aproximarmos de fato de nossas raízes. Essa lei já deveria ter sido imposta há muitos anos.
Vale lembrar que o fundamento da lei é valorizar a diversidade presente na humanidade, especialmente no que diz respeito às relações étnicos/raciais.
A Escola acredita ser  um bom começo, de toda forma gostaríamos de  dizer que o preconceito e a intolerância nascem da desigualdade e disputas materiais entre os homens. É importante ressaltar que a prática da justiça é que combate a discriminação.
 Os alunos da 3ª e 5ª séries trouxeram o tema “ Arqueólogos por um Dia”, um projeto que foi desenvolvido na escola como forma de resgatar nossos antepassados e compreendermos um pouco mais sobre nossa cultura e os povos que deram origem a população Garopabense. Também homenageiam com este projeto ao Fernando Bitencourt, seu Manoel Valentin, professora Deisi Scunderlick Eloy de Faria, professora Márcia Fernandes Rosa Neu e a professora Elaine Coelho da Luz , que escreveram uma linda obra “ UMA AVENTURA PELA HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE GAROPABA”, a qual serviu de inspiração para a busca ainda mais profunda deste tema e desses povos “Os Sambaquianos”.



Um comentário: