quinta-feira, 30 de junho de 2011

Últimos preparativos para Inauguração


É com grande orgulho, dedicação e satisfação, que professores,  funcionários e Direção desta Unidade Escolar, com apoio da comunidade, estão confeccionando murais,  painéis e buscando objetos da cultura local,  para uma exposição do resgate cultural da comunidade.  







Venha conferir nosso trabalho.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Escola Januário convida você para Inauguração.

    ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JANUÁRIO DOMINGOS FERREIRA





PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CONVITE

    A Secretaria Municipal de Educação, Direção e Funcionários da Escola, tem a honra  de convidar Vossa Senhoria, para participar da Inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Januário Domingos Ferreira – Ressacada, que realizar-se-á no dia 02/07/2011 às 15:00h.
      Haverá atrações Juninas e do Campo.

Sua Presença é importante.


  Defendemos o campo como um lugar de vida, cultura, produção, moradia, educação, lazer, cuidado com o conjunto da natureza, e novas relações solidárias que respeitem a especificidade social, étnica, cultural e ambiental dos seus sujeitos. Dessa dinâmica social e cultural alimenta-se a Educação do Campo que estamos construindo (II Conferência Nacional Por Uma Educação do Campo.  2004, p.286)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Arqueólogos por um dia

No dia 09 de junho de 2011, os alunos das 3ª e 5ª  séries da E.M.E.F.Januário Domingos Ferreira, Ressacada,  fizeram um aula passeio aos Sambaquis da região de Jaguaruna. Juntamente com as professoras: Mª de Lourdes, Sandra Pereira, Marlise Goulart, e o Professor Eduardo Menchik, foram convidados os senhores Fernando Bitencourt (historiador de Garopaba) e Leandro Pacheco (fotógrafo e guia).
No dia foram visitados os Sambaquis da Figueirinha I e II e o maior Sambaqui do mundo, na Garopaba do Sul. Visitamos o Museu de Jaguaruna, onde possuem vários objetos dos povos Sambaquianos, e ouvimos algumas histórias do Senhor Egídio Farias (historiador da cidade de Jaguaruna). Fomos recepcionados no sítio do Srº.Aldo Manoel da Silva e da Srª Valma P. da Silva, onde nos serviu um café com produtos da terra, pães caseiros e rosca de polvilho e um delicioso almoço com comidas típicas da região.






Os alunos também conheceram a balsa no município de Laguna, onde fizemos a travessia entre  Municípios. Em seguida, nos dirigimos a Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, em Tubarão. Na UNISUL, o Grupo de Arqueologia – GRUPEP nos recepcionou com uma das autoras do nosso livro de Garopaba, “Uma aventura pela história e geografia de Garopaba”, Deisi Scunderlick Eloy de Farias. Assistimos a uma palestra sobre os Sambaquis e os Povos daquela época, com a palestrante Bruna. Em seguida conhecemos as salas de recuperação dos objetos líticos, zoólitos, conchas, etc., os alunos tiveram toda liberdade e autonomia para perguntarem e trocarem ideias com a palestrante.






Durante todo o dia foram feitas várias rodas de conversas para sistematizarem o conhecimento adquirido e escutar algumas histórias e lendas daquele povo, com o historiador e amigo da escola, Fernando Bitencourt.


A Escola agradece a todos que de uma forma  ou outra ajudaram para que essa nossa aula passeio fosse um sucesso.
Agradecimentos Especiais:
*A Direção da Escola Januário Domingos Ferreira;
*Ao  Srº Fernando Bitencourt, que aceitou nosso convite;
*A Secretária de Educação Maria Nadir;
*Ao Setor de Transporte Sandra e Renato;
*Ao Srº Eduardo (Ferrugem) Motorista do ônibus, pela sua compreensão  para com todos.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ainda tenho Esperança...

Beleza Pessoal, saúde a Todos...
Longe no tempo idéias e sonhos construíam o hoje. Tem momentos q ilustram nosso convívio q ficarão na lembrança. Ontem foi um dia desses, especial. Recebi um convite p/ acompanhar alunos da escola da Ressacada num passeio de estudos em Garopaba do Sul, em Jaguaruna, onde está o maior Sambaqui* do mundo. Mesmo coincidindo c/ meu aniversário aceitei, acreditando como um presente surpresa. Saímos cedo, à bordo uma criançada feliz e ansiosa. Fomos direto à casa do seu Aldo e dona Malva, um belo sítio, outrora grande produtor de leite e arroz. A recepção foi festiva, com uma mesa repleta de produtos da terra, pães caseiros e rosca de polvilho. No fogão à lenha já borbulhavam panelas p/ o almoço. Partimos p/ a missão de conhecer um pouco da história da nossa costa, dos povos primitivos - os primeiros habitantes das Américas. Ao retornar ao sítio, o aroma da comida caseira nos esperava. Oportunidade de conhecer toda a família, um casal feliz cercado de 4 filhos alegres e saudáveis. Uma típica família do interior atualizada e integrada, unindo bem estar e qualidade de vida.
Os momentos de convívio c/ todos fizeram do meu dia um belo presente de aniversário. Começou c/ a criançada me desejando tudo de bom às 7 horas da manhã. Depois um belo café colonial seguido de um almoço cercado de muita alegria e confraternização, pois seu Aldo também estava de aniversário neste dia.
Encerramos o dia voltando pra casa cantando e brincando, nada melhor em tempo de pessimismo. Meus parabéns aos professores da Escola da Ressacada e as famílias das crianças, pois há muito não convivia c/ crianças tão felizes, livres e educadas... Valeu pessoal até a próxima... Ah!! foi um belo presente...
*Sambaqui - Formação geológica artificial construída por povos primitivos.
Fernando Bitencourt    http://www.garopabamidia.com.br/images/system/relogio.gif   10/06/2011 às 17:46:51

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reunião Pedagógica

No último dia 03 de junho, Direção, Professores e Estagiário Maninho, reuniram-se para avaliar o Planejamento mensal e ao mesmo tempo planejar ações referentes ao Projeto Político Pedagógico e ao Projeto Piloto Cultura Afro Brasileira, que vem de encontro com a realidade da Escola do Campo. Foi um encontro que trouxe motivação para os  professores organizarem  as ações com sucesso.  






PRIMEIRA AÇÃO NA HORTA JANUÁRIO

A Escola vem desenvolvendo projetos relacionados ao Meio Ambiente há vários anos através da Mostra Lutz, com apoio da Fundação GAIA. E mais uma vez estamos iniciando o plantio de mudinhas que dão retorno a nossa horta, agora Horta Januário. A primeira turma a iniciar os trabalhos foi o Pré Escolar, que auxiliados pela Professora Mª Inês e a Merendeira Elisabete, transplantaram as primeiras  mudinhas de alface, mudinhas essas doadas pelos pais Emanuele e Rodrigo. No decorrer da semana  as demais turmas 
estarão dando continuidade aos trabalhos.












sábado, 4 de junho de 2011

Mutirão de Pais

Na tarde do dia 02 de junho, recebemos Pais voluntários que realizaram um mutirão para terminarem o canteiro externo, preparando a frente da Escola para então acontecer o plantio do gramado.






 
Também na ocasião, ocorreu o preparo da horta para o plantio das mudas de hortaliças e verduras que acontecerá na próxima segunda-feira, mudas estas que foram doadas pelos Pais Rodrigo e Emanuele.






Aproveitando a oportunidade, um pai se dispos a fixar o quadro da Sala de Informática, e as cortinas na Sala da Direção.



Agradecemos ao Adilson, Mª Gizilane, Manuel (Deca), Júlio, Rodrigo, Emanuele, Elizabete (Beta) e Marilete, que de uma forma ou de outra não mediram esforços para colaborarem com a Escola, bem como aos que colaboraram e colaboram no anonimato, dando sua contribuição.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nossa Escola recebe visitas

Na manhã do  dia 31 de Maio, nossa Escola recebeu a visita  da Bandeira do Divino, pois é uma tradição sua visita nas casas da  comunidade, sendo assim a  Escola não podia deixá-la passar sem recebê-la, já que faz parte da cultura e tradição local. No momento estava na Escola , o estagiário da Escola  do Campo Maninho que vem contribuindo com seus saberes, para com nosso PPP.








E no período vespertino recebemos também a visita do locutor da Rádio Frequencia News, Arenilton Carvalho, que veio prestigiar nossa Escola, na oportunidade encontrava-se na Escola o Policial Militar Valdir ministrante das aulas do PROERD, foi um momento de descontração entre direção, professores e visitantes.


Construção da Horta e Canteiro Externo

Nossa Escola, vem preparando-se para a Inauguração, e com apoio da APP e funcionários construiu-se uma Horta, e com a horta pronta, um pai se prontificou a doar  mudinhas de verduras e hortaliças  para iniciarmos nossa plantação, o que nos deixou muito felizes.
Além da Horta construiu-se também o canteiro externo da Escola, que deixou a frente ainda mais organizada e bonita.